O Novo Perfil dos Usuários da Biblioteca

Posted by Guilherme Lourenço | Posted in ,



É dever das bibliotecas buscar responder às necessidades de informação de seus usuários. A atitude da biblioteca deve ser de constante mudança adequando seus serviços às diferentes necessidades dos usuários reais e dos potenciais usuários.

De acordo com o documento Information behaviour of the researcher of the future, da British Library e JISC, as características que mais se destacam no novo perfil de usuários de biblioteca, são as seguintes:

* 90% dos usuários usam os motores de busca para encontrar informação e 93% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com os resultados;

* Avaliam a biblioteca apenas como “fornecedora” de livros;

* Confiam mais nas recomendações ou dicas obtidas através de suas redes sociais, que na “autoridade” estabelecida e tradicional;

* Detêm competência digital, mas não informacional;

* Não lêem de forma seqüencial: lêem as páginas em linha na “diagonal”, utilizam hiperlinks e ficam pouco tempo em cada página;

* Querem os textos completos de forma imediata, etc.

A pesquisa representa os aspectos comportamentais dos jovens que nasceram depois da invenção da internet, uma vez que não conhecem outra forma de satisfazer as suas necessidades informacionais. No entanto, uma das conclusões do documento é a de que estes comportamentos não são exclusivos da geração pós-internet e sim da grande maioria dos usuários da Internet. Curiosamente o documento refere-se a essa nova geração como “Geração Google”.

Entre as crenças que os pesquisadores chamam de "mitos", está a de que as novas gerações são mais eficientes no que diz respeito a recuperação de informações na Internet. Fica claro que alfabetização digital e alfabetização informacional não caminham juntas. Muitos dos internautas não são capazes de localizar/filtrar a informação adequada em meio à extensa quantidade de dados disponíveis na internet.

Segundo a pesquisa todos os internautas têm preferência por textos resumidos e até mesmo a idéia de que as pessoas mais jovens passam mais tempo na internet em relação pessoas mais velhas não foi ratificada. Pessoas com mais de 65 anos passam mais tempo conectadas em relação aos jovens de 18 a 24 anos.

Ainda segundo a pesquisa realizada pela British Library, os novos usuários de bibliotecas esperam que os sítios das bibliotecas no futuro:

1. Sejam fáceis de usar e que não obriguem a pesquisar em sítios diferentes;

2. Disponibilize textos completos;

3. Tenha um sistema de recomendação de documentos;

4. Interoperabilidade entre sistemas;

5. Personalização, etc.

Perante as mudanças em relação aos usuários da biblioteca é importante que seus diretores se alertem quanto a mudanças tecnológicos e, sobretudo, quanto às novas exigências informacionais dos usuários.

A tecnologia tem evoluído de tal forma, que as bibliotecas são obrigadas a acompanhar essa evolução. Já não podemos pensar nas bibliotecas apenas com os seus serviços tradicionais (empréstimo, etc.), mas também incorporar novas ferramentas a fim de melhorar os serviços existentes e criar novos. Já passou o tempo em que a biblioteca se limitava a esperar que o usuário a procurasse; agora, é a Biblioteca que procura o usuário.

O estudo ainda trás indícios científicos da situação e paradigma das bibliotecas no ano de 2017.

A internet será unificada como um elemento cultural da globalização econômica.

A importância social das bibliotecas em geral e das bibliotecas nacionais será reduzida.

Segundo o estudo, a redução da importância social da biblioteca não seria causada pela nova era da informação digital em detrimento do desaparecimento e morte do livro e, mas sim pela valorização dos documentos em formato tradicional, livros por exemplo. Devido o baixíssimo custo de se publicar uma obra no formato e-book as editoras não investiram na impressão de documentos.

A biblioteca física como a conhecemos se tornaria numa espécie de museu e  seria responsável pela guarda dos livros sobreviventes. A relevância de um documento para a pesquisa e pesquisadores não será considerada a partir de como a obra foi formatada ou publicada, mas sim em relação às condições de acesso. A pesquisa afirma que a gestão da informação estará comprometida, pois as publicações aparecerão e desaparecerão em instantes.

Essa perspectiva não está distante da nossa realidade. A Web 2.0, tem como característica o dinamismo, compartilhamento e interatividade, daí o conceito de Web 2.0 ou Web Social. A proliferação dessas ferramentas tem causado uma enorme revolução nos serviços de informação graças à possibilidade de interação e compartilhamento de conteúdos.

Nesse sentido é imprescindível que o bibliotecário se atualize bem como os currículos de biblioteconomia das universidades brasileiras. Um novo tipo de usuários pede um novo tipo de bibliotecário. O bibliotecário precisa ser 2.0 para atender o usuário 2.0.

Referências

British Library / JISC Study. Information behaviour of the researcher of the future. Disponível em: www.jisc.ac.uk/media/documents/.../reppres/ggworkpackagei.pdf.

Comments (0)

Postar um comentário